Você está aqui: Home // Linhas de Pesquisa // GTI – Gestão da Tecnologia e Inovação / Technology and Innovation Management

GTI – Gestão da Tecnologia e Inovação / Technology and Innovation Management

Click here to see this text in english

A área de GTI dedica-se ao estudo da dinâmica competitiva e do comportamento dos agentes com relação à tecnologia – entendida de maneira abrangente como o conhecimento com fim prático que propicia o desenvolvimento da inovação. Envolve o estudo das formas (arranjos, mecanismos e tipos de coordenação intra e inter-firmas) utilizadas pelas empresas para a aquisição de tecnologia, dos processos de inovação, dos sistemas administrativos implementados para a capacitação tecnológica e melhoria da produção e das operações empresariais e, ainda, dos impactos da tecnologia e da inovação no desenvolvimento dos agentes econômicos e da economia.

Temas de Pesquisa

  • Economia da Inovação:

É cada vez mais amplo o reconhecimento da importância da inovação tecnológica como motor do processo de crescimento econômico e como um dos elementos críticos das dinâmicas competitivas setoriais. O objetivo desta linha é estudar a dimensão econômica do desenvolvimento tecnológico, considerando os aportes teóricos neoschumpeteriamos em estudos sobre a dinâmica tecnológica e as políticas de ciência e tecnologia.

  • Gestão de Tecnologia:

Este tema de pesquisa visa uma melhor compreensão dos processos de geração e transferência de tecnologia, particularmente abordando as relações universidade-empresa-governo, bem como o papel de cada um desses atores no desenvolvimento tecnológico nacional. Nesse contexto, questões relacionadas à propriedade intelectual também aqui são abordadas.

  • Estratégia Tecnológica:

Este tema de pesquisa tem por objetivo principal compreender as trajetórias tecnológicas das empresas e seus condicionantes. Nos projetos de pesquisa até aqui realizados identificamos e analisamos estratégias tecnológicas de empresas (individualmente) e de segmentos (conjuntos de empresas) de alguns setores industriais no Brasil, discutindo os principais fatores que condicionaram os padrões de decisão empresarial e os ritmos e as direções das mudanças técnicas implementadas. Os resultados das pesquisas podem contribuir tanto para o aperfeiçoamento dos processos de decisão nas empresas como para a formulação de programas para estímulo à mudança técnica e à inovação.

  • Estratégia de Produção:

Neste tema de pesquisa procuramos identificar e analisar as estratégias de produção (ou estratégias de operações) de empresas (individualmente) e de segmentos (conjuntos de empresas) de setores industriais no Brasil. Nos projetos já realizados buscamos compreender as relações entre as estratégias competitivas e as estratégias de produção adotadas – estratégias entendidas como padrões de comportamento – de empresas em alguns setores industriais. Esse esforço tem resultado numa série de contribuições para o planejamento estratégico da produção, para a definição do conteúdo das estratégias e para o delineamento do processo de sua formulação.

  • Empreendedorismo:

O comportamento empreendedor tem se mostrado cada vez mais importante para nossa sociedade, seja quando se desdobra na criação de uma empresa, seja quando reflete a atitude de um profissional dentro de uma organização. Nesta linha de pesquisa, o tema empreendedorismo é estudado tanto do ponto de vista da formação acadêmica necessária nos cursos de graduação quanto do perfil das empresas geradas a partir da ação empreendedora como mecanismos de transferência de tecnologia.

  • Pólos, Parques, Clusters e Incubadoras:

Neste de pesquisa são estudados arranjos institucionais utilizados como mecanismos de transferência de tecnologia e de desenvolvimento econômico regional. A avaliação de tais mecanismos permite a geração de subsídios para políticas públicas e a proposição de ações particularizadas no sentido de torná-los mais eficientes na consecução de seus objetivos.

Disciplinas

 

Docente (Currículo Lattes)  E-mail

Prof. Dr. Alceu Gomes Alves Filho alceu@ufscar.br

Profª Dr. Ana Lúcia Vitale Torkomian torkomia@ufscar.br

Profª Dr. Ivete Delai ivete@dep.ufscar.br

Copyright © 2017 | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - DEP - UFSCar | Todos os direitos reservados
Powered by WordPress.