Você está aqui: Home // Notícias // Trilha Graduação-Mestrado PPGEP 2020 – atualizado!

Trilha Graduação-Mestrado PPGEP 2020 – atualizado!

Programa de Trilha Graduação-Mestrado do PPGEP/UFSCar

PROCESSO SELETIVO 2020

O que é?

O programa busca motivar alunos do curso de Engenharia de Produção da UFSCar – Campus de São Carlos, a cursar o programa de Mestrado em Engenharia de Produção do PPGEP. A participação no programa permite que o aluno obtenha o título de Mestre em um ano após sua efetiva inscrição no programa de Mestrado. Para isso, o aluno inscrito na trilha deverá cursar créditos exigidos para a conclusão do Mestrado durante seu último ano de graduação.

Como participar?

Para participar do Programa de Trilha Graduação-Mestrado, o aluno deve se inscrever em processo seletivo específico, que será baseado na análise do desempenho acadêmico do aluno, durante a graduação. A inscrição deve ser feita no segundo semestre do quarto ano de graduação, de modo que o aluno possa ingressar na trilha no início de seu último ano. A permanência no Programa de trilha é de no máximo dois anos. Durante sua participação, o aluno poderá se inscrever e aproveitar os créditos em disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas pelo PPGEP e exigidas para conclusão do mestrado (veja quais são essas disciplinas em http://www.ppgep.dep.ufscar.br/?p=579).

Mas isso já garante o ingresso no Mestrado?

É importante ressaltar que o ingresso no Programa de Trilha e a participação em disciplinas do Mestrado não implicam em ingresso no Programa de Mestrado em Engenharia de Produção do PPGEP. Ao final do Programa de Trilha, o aluno deve se inscrever no processo seletivo geral do PPGEP para ingressar como aluno regular no Mestrado, caso seja aprovado. Todos os créditos em disciplinas do PPGEP cursadas durante o programa de Trilha serão reconhecidos no Programa de Mestrado do PPGEP, desde que obtidos nos dois anos anteriores ao ingresso no Mestrado.

Processo seletivo

O processo seletivo será composto por uma comissão de avaliação que selecionará os alunos inscritos baseando-se em desempenho acadêmico durante a graduação. Os critérios serão definidos pela comissão e devem contemplar o histórico da graduação e atividades acadêmicas (realização de Iniciação Científica, participação em seminários e congressos, entre outras).

Requisito para inscrição no processo seletivo

O único requisito para se inscrever no processo seletivo do Programa de Trilha Graduação-Mestrado é ter cursado pelo menos 80% de créditos do curso de Engenharia de Produção da UFSCar – Campus de São Carlos, na data de ingresso no Programa de Trilha.

Sobre o estágio obrigatório da graduação

Uma das primeiras preocupações quanto à participação no programa está relacionada à disciplina de Estágio Obrigatório do último semestre do curso de Engenharia de Produção. Cabe ressaltar que a disciplina exige uma carga horária de 180 horas e, assim, é possível que os alunos concluam o estágio em menos de dois meses (que podem ser executados inclusive durante o período de férias). Assim, a participação em estágio não deve impactar de forma negativa na participação do discente no Programa de Trilha. Há também a possibilidade de realização de estágio nos grupos de pesquisa, já trabalhando no tema de pesquisa que pretende desenvolver durante o Mestrado.

Mas… será que vale a pena?

Sim! Participando do programa de Trilha, o aluno tem a vantagem de obter o título de Mestre em apenas um ano após ter se formado na graduação. Essa é uma oportunidade importante para aqueles que pensam em seguir carreira acadêmica. Já para aqueles que pretender ir direto pro mercado, é importante ressaltar que cada vez mais as empresas estão priorizando profissionais com pós-graduação, principalmente para cargos de gestão. Além de proporcionar uma formação muito mais sólida, com oportunidade de aprofundamento em um tema de seu interesse, a pós-graduação tem um grande impacto para o salário.

Uma pesquisa recente feita com aproximadamente 400 executivos brasileiros, entre 2014 e 2015, mostrou que o salário médio para aqueles que tinham até uma graduação foi de R$5.812 e R$6.096, respectivamente. Já o salário para aqueles com mestrado e/ou doutorado foi em média R$13.804 e R$17.561, também nos anos de 2014 e 2015. Além disso, empresas de consultoria tendem a abrir mais portas para mestres e doutores. Leia mais sobre isso em:

Veja pesquisa recente sobre o impacto do mestrado na carreira:

“O investimento em cursos de qualificação, como graduação e pós-graduação, pode impactar diretamente o salário dos profissionais em diferentes níveis hierárquicos. No caso de profissionais com cargos de coordenação, por exemplo, a pós-graduação ou o mestrado/doutorado podem aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente.

Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%.”

Fonte: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/pos-graduacao-pode-aumentar-salario-em-ate-118-diz-pesquisa.ghtml

Datas Importantes:

a)                  Divulgação Trilha -  processo seletivo 2020: 20/10 a 08/11 de 2019;

b)                  Inscrições no processo seletivo 2020: 11 a 25 de novembro de 2019;

Pode ser pessoalmente ou por e-mail para ppgep@dep.ufscar.br

Entrega de formulário de inscrição, currículo lattes e histórico escolar (sujo)

c)                  Divulgação de resultado: 06 de dezembro de 2019

Segue a lista dos alunos aprovados