This page in English

GRUPOS DE PESQUISA

GEEOP – Grupo de Estudos sobre Estratégia e Organização da Produção

A atuação do grupo está centrada nos temas Estratégia e Formas de Organização da Produção. Em sua constituição atual o grupo pretende ser interdisciplinar na área de Engenharia de Produção. Reúne pesquisadores de diferentes formações (Planejamento Estratégico, Estratégia de Produção, Gestão de Qualidade, Teoria das Organizações e Organização e Projeto do Trabalho) e tem como objetivo o estudo da reestruturação de segmentos da economia brasileira (tendo sido estudado com maior ênfase até o momento a indústria de motores para automóveis), das novas configurações de cadeias industriais, das estratégias e das formas de organização da produção adotadas pelas empresas nessas cadeias.

O grupo concluiu recentemente diversos estudos sobre as cadeias de suprimentos de montadoras de motores para automóveis instaladas no Brasil. Além disso, o grupo também estuda estratégia e organização da produção em setores como os de revestimentos cerâmicos e de linha branca. Desde que iniciou esses estudos, seus membros vêm participando de congressos científicos no Brasil e no exterior, tendo estabelecido formas de intercâmbio com outros grupos similares. A expectativa é a de que os resultados acadêmicos dessa atuação multipliquem-se à medida que o grupo (como um grupo interdisciplinar) for se consolidando.

Site: www.dep.ufscar.br/grupos/geeop

E-mail: alceu@ufscar.br

GEPAI – Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais

O Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais — GEPAI, surgiu no Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar em março de 1994. A origem do grupo está ligada à criação do curso de graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial (EPAI) em 1993. O Grupo tem trabalhado em pesquisas relacionadas à análise e gestão dos sistemas agroindustriais. São áreas de atuação do GEPAI: estudo de cadeias produtivas, planejamento e controle da produção, controle e análise de custos, logística, gestão da qualidade, marketing, estratégia industrial e metodologias de desenvolvimento de novos produtos. Atualmente o grupo conta com a participação de sete professores do PPGEP do DEP/UFSCar. Estes professores são responsáveis pela orientação de dezenas de doutorados, mestrados e iniciação científica hoje existentes no tema agronegócio.

Ao longo de sua existência, os pesquisadores do GEPAI têm conseguido captar, gerenciar, implementar e participar de inúmeros projetos de pesquisa e extensão, financiados por instituições nacionais e internacionais.

Site: www.gepai.dep.ufscar.br

E-mail: dmob@ufscar.br

GEPEQ – Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade

O GEPEQ é um grupo de pesquisa que tem por objetivo gerar, difundir e aplicar conhecimentos que contribuam para a melhoria da qualidade e da produtividade de empresas, organizações e cadeias de produção, por meio do planejamento, do controle e da melhoria contínua de produtos e processos. O GEPEQ desenvolve atividades e projetos nas seguintes linhas de pesquisa: Coordenação da Qualidade na Cadeia de Suprimentos, Gestão da Qualidade na Agroindústria, Melhoria Contínua e Aprendizagem Organizacional, Métodos Estatísticos aplicados à Qualidade, Qualidade no Desenvolvimento de Produto, Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão da Qualidade e de Acreditação em Serviços de Saúde e Sistemas de Medição de Desempenho

Site: www.gepeq.dep.ufscar.br

E-mail: toledo@dep.ufscar.br

GeTec – Grupo de Gestão de Tecnologia

As capacidades de inovação são reconhecidamente críticas para a competitividade das empresas e dos sistemas econômicos e para suas perspectivas de crescimento, o que explica o crescente interesse de empresários e formuladores de políticas públicas pela dinâmica tecnológica. O GeTec participa do esforço acadêmico de responder sistematicamente a esse interesse, desenvolvendo pesquisas que, a um só tempo, contribuam para a compreensão do processo de inovação e para uma maior eficiência no aproveitamento do conhecimento gerado nas instituições de pesquisa. O grupo apóia-se em uma abordagem multidisciplinar e executa projetos de pesquisa e extensão relacionados a indústrias específicas (metal-mecânica, cerâmica, automobilística, etc.) e a outros tipos de recorte (empresas de base tecnológica, p. ex.). Dedica atenção também a dois mecanismos centrais de transferência de conhecimento da Universidade para a sociedade: a cooperação universidade-empresa e o empreendedorismo. Esse esforço de investigação habilita o GeTec a participar da formulação das políticas de C, T & I e das estratégias tecnológicas das empresas.

Site: www.getec.dep.ufscar.br

E-mail: mpinho@ufscar.br

GPO – Grupo de Estudos em Pesquisa Operacional

A Pesquisa operacional é uma área da ciência aplicada à tomada de decisões. Ela surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, em que os recursos militares eram escassos e o objetivo era determinar sua melhor utilização durante a guerra. Com isto, surgiram problemas relacionados à logística e estratégias de combate, ou seja, problemas envolvendo grande complexidade. Sendo assim, os primeiros trabalhos publicados em pesquisa operacional tiveram como tema à base militar da Segunda Guerra Mundial. O sucesso das técnicas empregadas pela pesquisa operacional fizeram com que os grupos de pesquisa formados nesta época transferissem os conceitos para as empresas, com problemas de estratégias e tomada de decisões.

O Grupo de Pesquisa Operacional da Engenharia de Produção tem o objetivo de estudar e desenvolver técnicas para apoiar decisões em sistemas de produção e logística. Um profissional nesta área é preparado para compreender, modelar e resolver problemas de diferentes naturezas, ou seja, é um profissional flexível que tem a possibilidade de desenvolver diferentes métodos e soluções para um determinado problema. O público alvo são egressos dos cursos de Engenharia de Produção, matemática, estatística, computação, economia, administração ou áreas correlatas.

As principais áreas de atuação de um profissional em pesquisa operacional são em problemas relacionados ao planejamento e controle da produção, problemas de projeto e planejamento de sistemas de manufatura e redes logísticas, problemas de configuração e operação de sistemas de atendimento médico e emergencial, problemas de dimensionamento e sequenciamento de lotes, problemas de roteirização e programação de veículos, problemas de corte e empacotamento, dentre outros. Para tratar esses problemas o grupo utiliza de abordagens de otimização e análise de desempenho como, por exemplo, modelagem matemática e otimização combinatória, modelagem estocástica e teoria de filas, heurísticas, metaheurísticas, métodos exatos, entre outros.

Site: www.dep.ufscar.br/grupos/gpo

E-mail: morabito@ufscar.br

Grupo de Pesquisa em Redução de Lead Time

O Grupo de Pesquisa em Redução do lead time é um grupo de pesquisa do departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos que trabalha com o assunto redução do lead time tanto na manufatura como em serviços.

Site: www.leadtime.dep.ufscar.br

E-mail: moacir@dep.ufscar.br

Grupo Simucad/PSPLab

O PSPLab (Laboratório de Simulação, Ergonomia e Projeto de Situações Produtivas)  reúne as articulações metodológicas e conceituais desenvolvidas e acumuladas no interior dos Grupos Ergo&Ação (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ergonomia e Projetação do Trabalho) e Simucad (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Simulação e Computação Gráfica Aplicada no Projeto de Situações Produtivas) atuantes desde 1995 no DEP/UFSCar.  As atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelos grupos em parcerias empresas nacionais e multinacionais possibilitou a consolidação da infraestrutura do laboratório e a perenidade das ações nos últimos 20 anos.

O PSPLab integra conhecimentos práticos e teóricos na produção científica e tecnológica (teses, artigos, patentes, produtos e softwares) aliadas e derivadas da formação de alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado).  As produções são fundamentadas nas bases conceituais da ergonomia, simulação e projeto de engenharia, criando, inclusive novos campos de reflexão e aplicação. Em especial, constitui um dos objetivos do laboratório a difusão de metodologias e de tecnologias de alto custo utilizadas em conjunto com os parceiros com maior capacidade financeira para outros setores da economia. Destas, destacam-se as tecnologias de manufatura virtual e de simulação voltadas para o projeto de situações de  produção, de trabalho e de uso.

Nossa missão: produzir conhecimento e tecnologia no campo da engenharia de produção para uma sociedade sustentável. Visite www.simucad.dep.ufscar.br.

E-mail: camarotto@dep.ufscar.br

E-mail: menegon@dep.ufscar.br

NESEFI – Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças

O Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças – NESEFI surgiu no Departamento de Engenharia de Produção em 2006 abarcando alunos da Sociologia, Economia, Administração, Psicologia, Engenharia de Produção e áreas afins que desenvolvem pesquisas na área da Sociologia Econômica e das Finanças. Temas como Governança Corporativa, Responsabilidade Social Empresarial, Privatização, Fundos de Pensão, Economia Solidária e Mercado Financeiro formam o arcabouço de temas debatidos. O foco central é a financeirização da economia brasileira e do mundo. O Núcleo conta com o apoio de três professores do DEP/UFSCar que orientam monografias, dissertações e teses nesta temática. O Núcleo é cadastrado no Diretório Geral dos Grupos de Pesquisa do Brasil no CNPq. O NESEFI realiza reuniões quinzenais abertas a todos os interessados pelo tema.

Site: www.nesefi.dep.ufscar.br

E-mail: julio@dep.ufscar.br

Copyright © 2017 | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - DEP - UFSCar | Todos os direitos reservados
Powered by WordPress.