This page in English

LINHAS DE PESQUISA

PCsP – Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos

A área de PCsP dedica-se ao projeto e à gestão do sistema produtivo (bens e serviços) com o objetivo de melhorar o fluxo de materiais e informações, bem como o desempenho do sistema. O sistema produtivo pode compreender uma única empresa ou um conjunto de empresas (por exemplo: cadeias de suprimento; aglomerados industriais). Os professores que atuam nesta área desenvolvem trabalhos e orientações em diversos ramos de atividade, entre eles: agroindústria, alimentos, calçados, metal-mecânica, transporte e outros serviços. Os problemas são estudados pelas seguintes abordagens: estratégica, práticas gerenciais, métodos quantitativos e computacionais.

 

Temas de Pesquisa

  • Planejamento e Controle da Produção:

Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma linha de pesquisa que desenvolve trabalhos com vistas a: diminuir a lacuna entre a teoria e a prática do PCP; aprimorar as decisões estratégicas, táticas e operacionais no âmbito do PCP principalmente nas indústrias de calçados, metal-mecânica e agro-indústria; estudar a integração do PCP com outras áreas funcionais (custos, gestão da qualidade, etc); estudar o impacto de tecnologias (TI, automação, etc) na prática do PCP; entre outros objetivos.

  • Gestão da Logística em Sistemas Produtivos:

Delineamento de condições para integração das funções de suprimento e de distribuição e proposição de projetos de sistemas logísticos. Considera para tal a definição de estratégias tecnológicas e operacionais dos canais logísticos e a estrutura das cadeias de suprimento de empresas da indústria de alimentos e de agroindústrias, para atender ao mercado doméstico e internacional.

  • Gestão de Cadeias Produtivas:

Análise das estruturas de cadeias de suprimento de empresas da indústria de alimentos e de bebidas, considerando o alinhamento das prioridades competitivas de suas operações, sua capacitação tecnológica e a estratégia corporativa destas empresas.

  • Gestão de Processos de Planejamento:

a ser incluído

  • Pesquisa Operacional:

A Pesquisa Operacional é uma abordagem científica que utiliza técnicas matemáticas com o objetivo de determinar como projetar, planejar e operar um sistema, geralmente sob condições de recursos escassos. Existem várias metodologias determinísticas e probabilísticas que podem ser aplicadas em diferentes ambientes produtivos. Em particular, vêm sendo estudadas aplicações de técnicas clássicas (branch & bound, simplex, relaxação lagrangiana, teoria de filas, e outras) e métodos heurísticos (heurísticas e meta-heurísticas) em sistemas logísticos e de planejamento e controle da produção.

  • Sistemas de Informação:

a ser incluído.

 

Disciplinas

 

Docentes

Nome (clique para ver o Currículo Lattes)  E-mail

Profª Drª Andrea Lago da Silva deialago@ufscar.br

Profª Drª Gilberto Miller Devós Ganga ganga@dep.ufscar.br

Profª Drª Juliana Keiko Sagawa juliana@dep.ufscar.br

Prof. Dr. Moacir Godinho Filho moacir@dep.ufscar.br

Prof. Dr. Pedro Augusto Munari Júnior munari@dep.ufscar.br

Prof. Dr. Reinaldo Morabito Neto morabito@ufscar.br

 

 

Copyright © 2017 | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - DEP - UFSCar | Todos os direitos reservados
Powered by WordPress.