LINHAS DE PESQUISA

Economia Gerencial e Cadeia de Suprimentos – EGCS

O objetivo desta linha de pesquisa é gerar e difundir conhecimentos que permitam melhorias dos processos de gestão especialmente adaptados à problemática da economia gerencial e da cadeia de suprimentos. Considerando que a configuração da cadeia de suprimentos e seu modelo de gestão são afetados, entre outros pontos, pelas especificidades de cada indústria, a competitividade da cadeia poderá ser também investigada sob uma perspectiva especifica do seu setor de atuação. Desta forma, será objeto privilegiado de atuação dos pesquisadores desta linha o estudo, adaptação e o desenvolvimento de ferramentas e metodologias de gestão da competitividade, em variados segmentos dos sistemas industriais e agroindustriais, de cadeias de suprimentos e redes de empresas, podendo abarcar desde a produção de insumos, bens e serviços para produção industrial até o armazenamento, transporte, processamento e distribuição de produtos e/ou serviços deles derivados.

 

Temas de Pesquisa

 

•           Gestão de cadeia de suprimentos

Aplicação dos conceitos de Gestão da Cadeia de Suprimentos, em diversos setores econômicos, delineando os principais atores e processos, a montante e a jusante, sem perder o foco no consumidor final, visando garantir a competitividade e sustentabilidade destes diferentes agentes. Considera-se, como alguns temas a serem aprofundados no escopo da gestão da cadeia de suprimento, as aplicações de TI, a integração interfuncional, a gestão de riscos e resiliência, a sustentabilidade, a gestão de desperdício, a economia circular e a gestão de recursos humanos.

 

•           Marketing

Estuda o processo de tomada de decisão, comportamento estratégico e Mercadológico das firmas, como forma de adaptar os seus padrões concorrenciais às exigências do mercado externo e aos modelos contemporâneos de consumo e distribuição.

 

•           Adoção e difusão de inovações tecnológicas

Pesquisas sobre adoção de inovações procuram explicar por que firmas adotam inovações em um determinado momento. O principal foco está na firma e no seu comportamento. Da mesma forma, estudos sobre difusão procuram explicar como, por que, e a que taxa as inovações se difundem.

 

•           Gestão e economia de sistemas agroindustriais

O objetivo desta linha de pesquisa é gerar e difundir conhecimentos que permitam a melhoria da qualidade e da produtividade do agronegócio nacional, adaptando o Sistema Agroindustrial (SAI) brasileiro aos padrões internacionais de competitividade. O SAI é entendido aqui como o setor de atividade econômica que engloba desde da produção de insumos, bens e serviços para produção agrícola até o armazenamento, transporte, processamento e distribuição de produtos agroindustriais ou deles derivados. Será privilegiado de atuação dos pesquisadores desta linha o estudo, adaptação e o desenvolvimento de ferramentas e metodologias de gestão especialmente adaptados à problemática agroindustrial.

 

•           Governança e políticas públicas

Pesquisas sobre os variados modos de governança adotados pelos tomadores de decisão e demais atores envolvidos nos processos de desenvolvimento de políticas públicas em setores produtivos, aglomerações locais e experiências de desenvolvimento produtivo (industrial, agrícola e de serviços). O foco está nos agentes de políticas públicas e as redes de poder desenvolvidas, com especial atenção para a fase de decisão e implementação das políticas.

 

•           Economia de instituições e organizações

Estudos de economia dos custos de transação, de ambientes institucionais facilitadores da competitividade empresarial e das formas plurais de governança em setores da produção e do comércio. O foco está na empresa e nas adaptações exigidas aos tomadores de decisão para coordenar negociações vitais para o sucesso econômico. Do mesmo modo, estudos sobre desenvolvimento de contratos e redes de cooperação entre agentes econômicos.

 

Disciplinas

 

- Economia e estratégia empresarial (Obrigatória)

- Sistemas Agroindustriais (Opt)

- Gestão da cadeia de suprimentos (Opt)

- Instituições e organizações (Opt)

- Fundamentos econômicos da estratégia (Opt)

 

Docentes

Nome (clique para ver o Currículo Lattes)  E-mail

Profª Drª Andrea Lago da Silva deialago@ufscar.br

Prof. Dr. Hildo Meirelles de Souza Filho hildo@dep.ufscar.br

Prof. Dr. Luiz Fernando de Oriani e Paulillo dlfp@ufscar.br

Prof. Dr. Mário Otávio Batalha dmob@ufscar.br

Profª Drª Rosane Lúcia Chicarelli Alcântara rosane@dep.ufscar.br

 

Copyright © 2017 | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - DEP - UFSCar | Todos os direitos reservados
Powered by WordPress.